terça-feira, 23 de abril de 2013

Projeto Parcerias Sinfônicas é renovado


Renovação foi assinada pelo presidente da Fecomércio-Sesc RN, Marcelo Queiroz e pela reitora da UFRN, Ângela PaivaO projeto Parcerias Sinfônicas toma novo fôlego. Na tarde desta quinta-feira (17/04), o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc RN, Marcelo Queiroz, e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, renovaram o contrato. O projeto, existente desde 2011, incentiva a formação de músicos da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) por meio de bolsas, promove oficinas, concertos e espetáculos gratuitos para a população.

“É uma parceria essencial no âmbito social, porque disponibiliza bolsas de estudo aos estudantes da Escola de Música e leva espetáculos de forma gratuita à sociedade”, ressaltou, durante a solenidade, Marcelo Queiroz. 

Os alunos, mais de 60, recebem bolsas mensais para estimular os estudos, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos através de concertos abertos à população. Outro aspecto que é destaque no projeto é a ampla divulgação do repertório de compositores locais, nacionais e estrangeiros para formação sinfônica. “É importante que os alunos saiam da sala de aula e mostrem o trabalho à sociedade. Com esta parceria com o Sesc, eles colocam em prática o aprendizado”, disse a reitora da UFRN.

Parceria que colhe frutos

Durante o período de vigência da renovação do convênio, a orquestra cumprirá uma agenda de apresentações gratuitas, incluindo concertos oficiais, artísticos e pedagógicos, e recitais de música de câmara, sempre abertos a toda a população. Destaque para os grandes espetáculos promovidos entre orquestra e intérpretes potiguares, como o “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”, que reuniu OSUFRN e seis artistas da terra. 

A OSUFRN atuará também em ações educativas e de desenvolvimento artístico-cultural em programas escolares e sociais do Sesc RN, como palestras-concerto, oficinas musicais, visitações de instrumentistas, duos ou trios.

O projeto parcerias sinfônicas entra em perfeita sintonia com a proposta do Sesc. Além de acreditar que o investimento em cultura, seja em qual área for, rende frutos na área do social, contribuímos para a formação desses jovens músicos ao oferecer incentivos na forma de bolsas. 
Sobre o Projeto Parcerias Sinfônicas

O Projeto Parcerias Sinfônicas Sesc é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos. Ao ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, a iniciativa democratiza o acesso à cultura.

A proposta do projeto, que começou em 2011, é de promover parcerias entre Sesc e orquestras, grupos sinfônicos e camerísticos, solistas, arranjadores, compositores e produtores, de modo a incentivar a produção musical local, com foco na formação de músicos e de plateia.

Na primeira edição do projeto, os grandes clássicos da MPB ganharam uma nova roupagem com o encontro de talentos potiguares: a cantora Camila Masiso, o músico Diogo Guanabara e a Orquestra Sinfônica da UFRN, com arranjos de Willames Costa. A mistura do popular com o erudito rendeu ao projeto o Prêmio Hangar de Música 2011, na categoria Melhor Show do Ano.
A segunda etapa do projeto Parcerias Sinfônicas estreou em junho de 2012, com uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. O show “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”, foi apresentado pela primeira vez no Mossoró Cidade Junina.

O tributo ao Rei do Baião não só destacou o ícone da cultura nordestina, como também valorizou os artistas potiguares. O show-concerto também teve arranjos do compositor potiguar Willames Costa, direção artística e de iluminação do ator e diretor Rogério Ferraz. Para unir o erudito ao ritmo do forró, participam novamente os 65 instrumentistas da Orquestra Sinfônica da UFRN, regida pelo maestro André Muniz, e a cantora Camila Masiso. As novidades ficaram por conta das participações de Caio Padilha, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Valle e do sanfoneiro Zé Hilton. 

Por Assessoria do SESC RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário