terça-feira, 2 de abril de 2013

Comissão de Educação da CMN se reúne com titular da SME


Vereadores informaram secretária acerca de pesquisa que será realizada para nortear o trabalho do Legislativo

Os vereadores que integram a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Natal se reuniram, na manhã desta terça-feira (02), com a titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Justina Iva. Na oportunidade, Júlia Arruda, Eleika Bezerra e Ary Gomes informaram a secretária acerca da pesquisa para desenvolver o diagnóstico das escolas e centros de educação infantil de Natal que será realizada pelo Legislativo e obtiveram dados sobre as ações da pasta.

Programada para acontecer durante todo o mês de abril, a pesquisa para traçar a realidade atual das unidades de ensino da capital tem o objetivo de levantar dados que sirvam de base para as ações da Comissão de Educação na Câmara Municipal de Natal. A iniciativa foi louvada pela titular da SME, que revelou grande interesse nas informações que serão coletadas durante a atividade. “É muito importante ouvirmos estas opiniões. Elas abrem os olhos da secretaria e servem de subsídio para que possamos acertar”, disse Justina, que confirmou presença na audiência pública que debaterá o assunto – ainda sem data definida.
Outro ponto discutido durante o encontro foi o processo de unificação dos planos de cargos e carreiras do magistério em Natal. Diante da informação de que existe uma comissão da SME tratando do tema, os vereadores sugeriram a inclusão de um representante do Legislativo no grupo, como uma forma de facilitar a composição do documento e agilizar a sua aprovação na Câmara. Sugestão esta que foi bem recebida pela secretária.

Durante a reunião, a titular da SME também adiantou algumas ações que serão desenvolvidas pela pasta durante 2013, com recursos provenientes do Ministério da Educação. Entre elas, a informatização das matrículas, prevista para ser implantada ainda neste ano; a climatização e a instalação de lousas digitais nas salas de aula; e a reforma nos laboratórios de informática de todas as unidades de ensino da cidade.

Para a vereadora Júlia Arruda, a conversa dos membros da Comissão de Educação da CMN com Justina Iva foi positiva, já que permitiu que os vereadores estabelecessem contato direto com a SME, facilitando o diálogo e o entendimento entre o Executivo e o Legislativo. “A boa recepção que tivemos na secretaria nos deixou certos de que teremos liberdade para sugerir, criticar e propor ações em prol da melhoria da nossa educação”, avaliou Júlia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário